quinta-feira, 1 de abril de 2010

Frango com Quiabo



1 frango inteiro, cortado em pedaços
3 dentes de alho amassados
Suco de 1 limão
1 colher (sobremesa) de colorau
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola grande bem picadinha
2 tomates cortados em cubinhos
1 tablete de caldo de galinha
3 xícaras de água fervente
Cheiro verde a gosto
1 Kg de quiabo
1 xícara (chá) de óleo


INGREDIENTES DO ANGU:

2 xícaras (chá) de fubá
4 xícaras de água quente


Quiabo: Lave o quiabo e seque com um pano, deixando-o bem sequinho. Pique em fatias grandes. Em uma panela, aqueça uma xícara de óleo. Acrescente o quiabo picado e deixe refogar até que não tenha mais nenhuma baba. Mexa de vez em quando, com cuidado para o quiabo não desmanchar. Reserve.

Angu: Coloque o fubá em uma panela e dissolva com um pouco de água fria, leve ao fogo alto e, mexendo sem parar, junte a água quente.
Quando o angu começar a grudar no fundo da panela, reduza o fogo ao mínimo, continue o cozimento mexendo sempre, até o angu se desprender, tire do fogo e coloque imediatamente em uma tigela de barro.

Frango: Tempere o frango com o alho amassados, sal, limão e colorau. Deixe marinar na geladeira por aproximadamente, 30 minutos.
Em uma panela, aqueça duas colheres (sopa) de óleo e doure muito bem a cebola. Junte o frango, o tomate e o tablete de caldo de galinha. Deixe fritar muito bem. Quando estiver bastante dourado, junte três xícaras de água fervente, ou um tanto que quase cubra o frango. Corrija o sal, se necessário, e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semi-tampada por mais ou menos 20 minutos, ou até que o frango esteja bem macio. Junte o quiabo reservado e deixe apurar até que fique encorpado. Se estiver com muito caldo, aumente o fogo e deixe secar um pouco mais. Verifique se está bom de sal. Por último, junte o cheiro verde. Sirva com o Angu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário