terça-feira, 21 de setembro de 2010

PAVÊ DELÍRIO


Biscuit Champagne

2 claras de ovos grandes (80 g) batidas com
50 g de açúcar refinado peneira
2 gemas de ovos grandes (40 g) batidas com
50 g de açúcar refinado peneirado
100 g de farinha de trigo
65 g de amido de milho
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/4 xícara (chá) de açúcar cristal fino (para polvilhar)

Modo de Fazer

Faça um merengue firme com as claras e o açúcar. Reserve. À parte, faça uma gemada fofa e esbranquiçada com as gemas e o açúcar. Junte a gemada pronta ao merengue e bata bem. Por último desligue a batedeira, acrescente os ingredientes secos (peneirados juntos) e a essência e envolva delicadamente com auxílio de um fouet até obter uma massa homogênea. Coloque a massa em um saco de confeitar e “pingue-a” no formato do biscuit champagne sobre chapas de alumínio untadas e polvilhadas de enfarinhada de trigo, polvilhe por cima com o açúcar cristal fino e asse em forno preaquecido à 180ºC até que estejam bem dourados e firmes. Empregue frio.

Calda para Regar

250 ml de calda tradicional
75 ml de licor de morangos de boa qualidade
1 colher (chá) rasa de essência de morangos

Modo de Fazer

Misture todos os ingredientes e empregue.

Brigadeiro Silvestre

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite com o soro
1 colher (sopa) cheia de farinha de trigo (20 g)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal (15 g)
1 colher (chá) rasa de essência de baunilha
1 colher (sopa) de licor de morangos
corante vermelho em gel

Modo de Fazer

Em uma panela média coloque o leite condensado, o creme de leite, a farinha de trigo, a manteiga e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até obter um creme e bem macio (semelhante a um creme de bomba ou sonho). Junte os aromas, divida o creme em duas partes iguais e, a uma delas, agregue corante em gel vermelho. Reserve.

Obs.: Caso você prefira preparar o brigadeiro no forno microondas, leve-o em potência alta por 8 à 9 minutos, mexendo a cada intervalo de dois minutos.

Recheio

250 g de chantilly batido normalmente
350 g de morangos lavados, picados e “drenados”
50 g de chocolate branco ou cobertura ao leite em lascas

Montagem do Pavê: Utilizando uma taça com o pé alto ou mesmo taças individuais, inicie a montagem do pavê intercalando camadas de chantilly, biscoitos umedecidos, brigadeiro branco, morangos picados e bem espremidos, brigadeiro rosado, raspas de chocolate, repita as camadas e finalize com chantilly batido. Por último, cubra o pavê com filme plástico e leve-o à geladeira até o dia seguinte. No momento de servir, decore a gosto e, se desejar, sirva acompanhado com o Coulis Silvestre (abaixo).

Coulis Silvestre

400 g de frutas silvestres vermelhadas, congeladas
150 g de açúcar granulado
40 ml de suco de limão coado
1 colher (sopa) de amigo de milho (15 g)
25 ml de licor de morangos

Modo de Fazer

Em uma tigela refratária grande coloque as frutas congeladas, o açúcar, o suco de limão e leve ao forno microondas por seis minutos, envolvendo em intervalos de dois minutos. Deixe amornar, coe em uma peneira grande e reserve as frutas. Em uma panela média dissolva o amido de milho na calda obtida e leve ao fogo, mexendo sempre, até abrir fervura e ficar levemente espesso. Junte os demais ingredientes e as frutas cozidas e reservadas, envolvendo delicadamente. Empregue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário