terça-feira, 21 de setembro de 2010

Receita de Almôndega Caseira sem gordura (cozida ou assada)



Ingredientes:

- 2 fatias de pão de forma integral sem casca e cortado em cubinhos

- 50 ml de água

- 1 colher (chá) de sal

- 1 dente de alho amassado (passado no espremedor de alho)

- orégano, salsa e cebolinha desidratados (cerca de uma colher de chá de cada)

- 500 g de carne moída (patinho, lagarto ou alcatra)

Preparo das almôndegas cozidas:

Misture bem o pão com a água até que se transforme em uma massinha grudenta e homogênea. Acrescente os demais ingredientes e misture bem com uma colher grande (ou amasse com as mãos) até que a massa fique bem homogênea. Molde bolinhas com cerca de 3 cm de diâmetro. Numa panela, tenha molho de tomate fervendo. As almôndegas não devem ser fritas. Coloque cerca de um terço das almôndegas no molho de cada vez, por cerca de 2 minutos, até que adquiram coloração marrom. Depois que todas as almôndegas tenham sido pré-cozidas, todas elas podem voltar para o molho juntas, sem o perigo de grudarem umas nas outras. Cozinhe as almôndegas até que perceba que elas cozinharam e encolheram, perdendo cerca de um terço de seu tamanho original.

Preparo das almôndegas assadas:

Misture bem o pão com a água até que se transforme em uma massinha grudenta e homogênea. Acrescente os demais ingredientes e misture bem com uma colher grande (ou amasse com as mãos) até que a massa fique bem homogênea. Molde bolinhas com cerca de 3 cm de diâmetro. Forre um tabuleiro com uma folha de papel alumínio untado com óleo. Asse em forno alto pré-aquecido por cerca de 20 minutos ou até que estejam totalmente cozidas e comecem a corar.


Dicas:

- Sirva acompanhado de macarrão espaguete.

- Unte as mãos com um pouco de óleo antes de enrolar as almôndegas para evitar que elas grudem.

- Compre o pedaço inteiro de carne e moa em casa, com o auxílio do processador de alimentos. Para isso, limpe a carne, tirando gordura e nervos, corte em cubos e coloque dentro do processador. Pulse até que não restem pedaços grandes de carne.

- O processador de alimentos também pode ser usado para homogeneizar os demais ingredientes da massa.

- Faça seu próprio molho de tomate batendo no liquidificador 6 tomates médios sem pele e sem sementes. Cozinhe o líquido obtido com uma colher de chá rasa de sal grosso, 1 folha de louro, 1 pitada de alecrim desidratado e uma colher de chá de colorífico, até que o tom de melancia do molho se transforme em vermelho escuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário