quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Bolo de natal Dona Tilita

INGREDIENTES
- 1 e ½ xícara (chá) de manteiga sem sal
- 2 e ½ xícara (chá) de açúcar
- 4 xícaras (chá) de farinha
- ½ colher (café) de sal
- 1 colher (chá) de bicarbonato
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 8 ovos (separados gema e clara)
- 1 colher (café) de noz-moscada ralada
- 1 colher (café) de cravo
- 2 colheres (chá) de canela em pó
- 2 xícaras (chá)de passas sem semente (brancas e pretas)
- 300 gramas de frutas cristalizadas picadas
- 1 xícara (chá) de cherry brandy (não se deve substituir)

MODO DE FAZER
Deixar de véspera as frutas picadinhas misturadas com as passas no molho de ''cherry''. Cortar em tirinhas finas as nozes reserva. Bater bem a manteiga com o açúcar na batedeira juntar as gemas. Um a um, sempre batendo,ate ficar bem leve. Retirar da batedeira, misturando todos os cheiros, depois a farinha peneirada com o pó e o bicarbonato alterando com as frutas e as claras em neve bem firme. No fim, misturar as nozes picadinhas,colocar em forma redonda de 26 cm,ou em 2 pirex para bolo inglês, bem untado com manteiga e forrada com o papel vegetal e polvilho com farinha.
Levar ao forno regular mais ou menos 1 hora e pouco .assar devagar em forno brando.passando meia hora,colocar papel em cima para não queimar .este papel barra-se com a manteiga e polvilho se com farinha.depois de cozido retirar da forma,deixar sobre o papel pardo e deixar-se assim ate por uns dias.depois embrulhar em papel alumínio e colocar na geladeira ,podendo ficar assim ate de 2 a 3 meses sem alterar.este bolo deve ser feito com bastante tempo de antecedência para o seu paladar ser mais delicioso.

Para enfeitar o bolo:

Retirar da geladeira e embrulhá-lo em papel vegetal verde - vermelho ou dourado, e apertar com laço de fita. No meio. Pôr ou espetar espigas de trigo ou u galho de folhas a gosto.



-

Nenhum comentário:

Postar um comentário