quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Tender Boas Festas


ingredientes


1 tender semi-desossado com cerca de 2,800 kg
1 colher (sopa) de margarina
1 garrafa de vinho tinto seco
1/2 kg de lentilhas
2 cebolas grandes cortadas em quatro
3 dentes de alho
2 folhas de louro
2 colh. (sopa) de margarina
1 maço de cheiro-verde picado
Sal e pimenta-do-reino

Deixe as lentilhas de molho. Prepare o tender fazendo talhos com a ponta de uma faca bem afiada em toda a superfície, formando losângos. Além do efeito decorativo do xadrez, os talhos permitem a penetração do sabor do líquido usado para rega durante o tempo de forno.

Besunteo-o com margarina e regue com 1/2 garrafa de vinho diluído em 2 xícaras (chá) de água. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (160ºC) por 40 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe mais 15 minutos para acentuar a cor característica.

Leve as lentilhas ao fogo na água em que ficou de molho, junte a cebola, 2 dentes de alho inteiros e o louro. Cubra com o restante do vinho e deixe cozinhar até que fiquem macias e absorvam o líquido (elas devem ficar macias, mas inteiras). Retire a cebola, o alho e o louro e, mantendo o fogo bem baixo, junte a margarina e 1 dente de alho picado. Mexa bem, junte o cheiro-verde e tempere com sal e pimenta.

Passe as lentilhas para a assadeira do temder e deixe por 5 minutos no forno para pegar o sabor do molho do tender. Sirva acompanhado de arroz branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário