sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Pernil

ingredientes




1 unidade de pernil de uns 3,5 a 4,0 kilos
100 gr. de sal grosso
1/2 maço de alecrim
1/2 maço de tomilho
3 unidades de cebola
4 unidade de cenoura
50 gr. de pimenta do reino inteira
1 litro de vinho branco seco

modo de preparo
Introdução

Por que deste título? Bem simples. Peguei como temperar da receita do Alex Atala de leitão ao forno, do livro escoffianas brasileiras, e a forma de assar da receita do Jamie Oliver de uma paleta de porco assada. A receita da paleta vi no programa dele na Tv a cabo, depois pesquisei um tempão no nosso querido google e traduzi tudo.

Modo de preparo

Passar o sal grosso em todo o pernil, juntar o resto dos temperos, deixar marinando pelo menos 12 horas. Coloque em um saco próprio ou em uma vasilha e leve a geladeira. Não se esqueça de virar o pernil de vez em quando. Já que temperamos como o Alex Atala, agora vamos assar como o Jamie Oliver. Segundo ele, esta forma de preparo é da velha escola inglesa para assar com crocância. Deixando os ossos você adiciona um punhado extra de sabor, e tendo uma camada de gordura, auxilia a carne a ficar saborosa e úmida. Este assado não é para fatiar. Se você cozinhá-lo corretamenta, será capaz de destrinchar a peça com dois garfos. Apesar de na foto eu estar tentando fatiar, o pernil estava desmanchando.

Preaqueça o forno a 220º

Coloque o pernil na bandeja, sem a marinada, e no forno que já foi preaquecido. Reserve a marinada. Asse por 30 minutos. Neste ponto, leve a temperatura do forno para 170º , cubra o pernil com duas folhas de papel alumínio, retorne o pernil para dentro do forno e asse por cerca de 4 a 4:30 horas.

Retire o pernil do forno e descarte as folhas de papel alumínio. Regue a pernil com a gordura que se depositou no fundo da forma. Cuidadosamente transfira o pernil para uma tábua de corte. Adicione toda a marinada na forma. Coloque o pernil em cima de tudo e retorne ao forno, sem o papel alumínio, para assar por mais uma hora. Após este tempo a carne deve estar macia e tenra

Nenhum comentário:

Postar um comentário