sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Torta salgada de frango com pão caseiro

ingredientes



CREME

1kg de peito de frango sem pele
03 tabletes de caldo de galinha
02 cebolas
1/2 pimentão verde
1/2 pimentão amarelo
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimenta dedo-de-moça sem sementes
50 ml de azeite mais ou menos

MOLHO BRANCO

06 colheres de manteiga
06 colheres de trigo
caldo de frango com cebola (sobrará do preparo do frango)
10 colheres de sopa de leite em pó
pimenta do reino branca à gosto
noz moscada à gosto
1 lata de creme de leite
sal à gosto

MASSA

1kg de farinha de trigo
200 ml de óleo (1 xícara)
02 ovos
600 ml de leite morno
150g de açúcar (1 xícara)
1 colher de sobremesa de sal
02 colheres de sopa de manteiga
40g de Fermento biológico (3 colheres de sopa)
óleo de cozinha para untar a forma

DECORAÇÃO À GOSTO (idéia abaixo)

1/2 cenoura cortada em tiras
1/2 pepino japonês cortado em tiras
folhas de alface crespa
10 tomates cereja cortado em 04 partes
Raminho de cheiro verde ou salsa
Raminhos de brócolis
Queijo ralado
Azeitonas
Leite líquido para molhar o pão... em torno de 400 ml ou o que for necessário.

modo de preparo
PREPARO DA MASSA

Bater em liquidificador os ovos, açúcar, sal, manteiga, óleo e 400 ml do leite morno.
Abra em uma mesa o trigo.. seria bom que fosse de mármore... e no meio do monte de trigo vá despejando aos pouco o que foi batido no liquidificador na massa e e misturando com as mãos.
Com os 200 ml de leite morno restante dissolva o fermento biológico e depois misture com a massa. A massa não pode ficar grudando nas mãos... se isso ocorrer pode colocar mais trigo até que pare de grudar.
Amasse a massa com a palma das mãos por mais ou menos 10 minutos. Amasse com as mãos até a ponta, faça um cilindro e depois dobre as pontas para dentro da massa.... e faça isto continuamente por 10 minutos... dá muito trabalho nesta hora e cansa demais, mas tem que ser feito, pois só assim o glúten do trigo irá ter a elasticidade necessária para conter o gás criado pela fermentação, que é necessário para o crescimento dela.
Após passar 10 minutos trabalhando com a massa, estique-a dentro de uma assadeira untada com óleo retangular e funda. Cubra-a com um guardanapo úmido e coloque-a dentro do forno com a lâmpada ligada, para criar um ambiente de estufa para a fermentação fazer efeito. Esta massa deve estar boa para assar em torno de 1 hora.
Após a massa crescer coloque-a para assar por mais ou menos 1 hora, ou até que fique douradinho em cima.... o temperatura do forno tem que ser branda.
Após assar é só cortar as laterais da massa e as partes de cima e de baixo, para ficar um retângulo perfeito e também não ficar partes grossas na torta. Depois divida-a em quatro partes para colocar o recheio... você pode usar uma faca para cortar pão grande. RESERVE-A.

PREPARO DO FRANGO

Limpe o frango retirando a pele. Lave-o apenas com limão e deixe de molho por uns 10 minutos.
Coloque o frango limpo junto com 2 litros de água, os tabletes de caldo de galinha, e as cebolas cortadas bem pequenas em uma panela para cozinhar. Tem que cozinhar até o frango estiver em ponto de desfiar.... então apague o fogo, espere esfriar... e mãos à obra... desfie-o. O caldo que sobra. bata no liquidificador e reserve-o.
Corte os pimentões e a pimenta dedo-de-moça em quadradinhos minúsculos, pois será um creme, e o maior objetivo deles é de enfeito ao molho.
Esquente o azeite e coloque para fritar o frango, quando estiver quase bom, coloque os temperos cortados apenas para dar um bafo de calor. RESERVE

MOLHO BRANCO

Pegue o caldo de galinha que sobrou e bata-o no liquidificador com o leite em pó.... em seguida coloque-o para esquentar.
Em uma panela grande coloque a manteiga para esquentar por algum tempo... ela vai primeiro evaporar o leite que ainda contém, que é aquela parte branca em cima que forma... depois quando estiver cristalina adicione o trigo e mexa.... estará bom quando você sentir um cheiro forte de 'pipoca'.
Vá colocando o leite com caldo quente na panela com o trigo e a manteiga... e mexa bem.. senão vai 'embolotar' tudo... despeje a quantidade necessária para que fique um molho consistente... se ainda assim ficar grosso coloque mais leite líquido até quanto o creme 'pedir'. Chegando na consistência coloque a pimenta de reino branca, e rale a noz moscada no molho.... coloque à gosto... Costumo colocar muita noz moscada pois dá um gosto especial ao creme.
Assim que sair do fogo misture uma lata de creme de leite... Está pronto o molho branco com gosto de frango.

MONTAGEM

Misture o frango desfiado com o molho branco. Está pronto a pasta que cobrirá a torta.
Com o pão cortado, coloque a 1ª fatia em um tabuleiro e pincele leite nele (Use pincel, para não encharcar o pão), após passe o creme de frango.... Coloque a 2ª fatia, pincele com leite e coloque o creme... Repita o processo com a 3ª fatia. Na 4ª fatia, pincele pouco leite e coloque o creme em cima e nas laterais da torta preenchendo-a todinha... limpe os excessos em seguida.
Salpique o queijo ralado por cima da torta e pelas laterais, e depois decore-a a seu gosto com as tiras das verduras e o alface crespo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário