terça-feira, 21 de setembro de 2010

FRANGO INDIANO


Ingredientes

30 ml de suco de limão espremido e coado na hora
1 colher (sopa) rasa de sal
1 colher (sopa) de colorífico em pó
8 sobrecoxas congeladas de frango sem a pele

Modo de Fazer

Em uma tigela grande misture o suco de limão, o sal e o colorífico até ficar homogêneo. Junte as sobrecoxas e envolva bem. Deixe marinar por 45 minutos. Em seguida prepare a marinada indiana.

Marinada Indiana

1 colher (café) de sementes de coentro
1 colher (café) de sementes de cominho
1 colher (café) de sementes de mostarda
3 dentes de alho bem socados
2 cm de gengibre descascado e bem picado
1 colher (sopa) de suco de limão espremido e coado na hora
1 pitada de páprica doce
1 pitada de cúrcuma
1/2 colher (sopa) de garam massala
sal a gosto
300 ml de leite de coco

Modo de Fazer

Em uma frigideira pequena toste rapidamente as três sementes. Em seguida coloque no liquidificador as sementes tostadas, os dentes de alho, o gengibre, o suco de limão, a páprica, a cúrcuma, o garam massala, o sal, o leite de coco e bata até obter uma mistura bem homogênea. Distribua as sobrecoxas já temperadas em um refratário retangular grande, despeje por cima a marinada indiana, cubra com filme plástico e deixe marinar na geladeira por, no mínimo, doze horas. No dia seguinte, escorra as sobrecoxas da marinada e retire todo o excesso do tempero. Em seguida pincele cada sobrecoxa escorrida com manteiga derretida e coloque em uma assadeira retangular (sem a marinada). Cubra o frango com papel alumínio e leve ao forno preaquecido à 200ºC por mais ou menos 25/35 minutos, pincelando sempre com manteiga derretida. Por último retire o papel alumínio e deixe até que os pedaços estejam dourados. À parte, em uma panela média coloque toda a marinada indiana reservada e leve ao fogo baixo, mexendo ocasionalmente, até abrir fervura e obter um molho levemente encorpado. Reserve. No momento de servir disponha as sobrecoxas assadas e douradas em um prato de serviço, cubra-as com o molho levemente encorpado e sirva quente. Sirva com arroz branco e salada verde. O rendimento será de 8 porções.

Garam Masala (tempero indiano de base)

Ingredientes

1 colher (sobremesa) de gengibre em pó
2 colheres (chá) de noz moscada ralada
1/2 xícara (chá) de sementes de coentro
2 colheres (sopa) de sementes de cominho
2 colheres (chá) de cravo da índia inteiros
6 ramas de canela (2 cm cada)
2 colheres (chá) rasas de cardamomo em pó
10 folhas de louro desidratado
2 colheres (chá) de pimenta do reino em grãos

Modo de Fazer

Em uma frigideira pequena (sem gordura), toste separadamente cada um dos ingredientes. Deixe esfriar e moa no processador ou em um pilão próprio até obter um pó. Em seguida peneire e guarde em um vidro bem fechado por até seis meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário